Making of
Ao longo deste ano, a equipa do APG 365 calcorreou o nosso país para ir ao encontro das 12 geopessoas que iremos ter oportunidade de conhecer (melhor) durante o ano de 2025. Desdobramo-nos em jornalistas, videógrafos, fotógrafos, web designers, designers, criadores de conteúdos didáticos e vendedores. Mas, na verdade, somos geólogos, professores e investigadores que se dedicam de alma e coração a este projeto para dar a conhecer quem são e o que fazem os geocientistas portugueses. Quando compra o calendário APG365 está a levar consigo (ou a dar a alguém) muito mais do que um calendário, está a perpetuar um legado e a possibilitar a continuidade e sustentabilidade desta iniciativa.
As Entrevistas
1. A APG faz-nos chegar a lista dos 12 geoprofissionais após um processo de "peneira" que tem de aceder a estes critérios: 6 homens e 6 mulheres, em diferentes fases profissionais e diferentes áreas de atuação, que sejam sócios da APG e cujos meses de aniversário cubram na totalidade os 12 do ano civil. É obra!
2. Vamos ao encontro de cada geólogo ou geocientista no seu habitat natural. Alguns optam pelo seu local de trabalho, por vezes perfeitamente idílico...
3. Montamos o estaminé para gravar as entrevistas, o que pode acontecer num gabinete, nos estaleiros, em ambiente urbano, no campo e até em locais inóspitos. Fazemos uma sessão fotográfica, ouvindo muitas vezes dizer que não são nada fotogénicos... 'tá bem abelha!
4. Regressamos, passamos todos os dados para vários discos, sempre sob a sombra do receio de ter perdido ou corrompido algo. Ao fim de quatro anos, somamos já cerca de 600 Gb de dados.
O Design
O Calendário Físico
1. Editam-se e selecionam-se as fotografias. Escolhe-se a fotografia de capa e envia-se a seleção total para os convidados, que são quem tem a palavra final.
2. Decide-se o tema do calendário e criam-se os textos para as "Geologices". Já tivemos geocuriosidades, já tivemos detalhes das geocoisas favoritas dos convidados, já tivemos os grandes eventos da História da Terra e os Períodos Geológicos do Fanerozoico. Tem ideias para as Geologices? Não hesite em contactar-nos.
3. Monta-se o grafismo do calendário, atualizam-se os dias especiais, monta-se a capa! Criam-se ícones de raiz para representar os eventos geológicos e as áreas de especialidade dos nossos convidados. Maldiz-se quem inventou os feriados móveis. Roda tudo entre a equipa para catar gralhas e montar o ficheiro final. Quem responsável, abre e fecha ficheiros Corel do APG 365 cerca de 365 vezes por dia.
O Website
1. Criámos um Website de raiz e adquirimos domínio próprio. É nele que pode acompanhar todas as novidades, adquirir o seu calendário na Loja Online e, aceder, livremente (quer tenha adquirido o calendário, quer não), às entrevistas mensais.
2. Todos os meses, há que transcrever a entrevista seguinte, preparar o teaser respetivo, rever e corrigir a oralidade, montar a entrevista no website e enviar ao protagonista para poder rever tudo antes do lançamento público. São cerca de 3 dias completos de trabalho, que caem no meio dos nossos compromissos profissionais. Há 36 meses que o fazemos!
E tratamos de tudo enquanto a vida lá em casa continua... ;)
A Produção na Gráfica
1. A escolha da gráfica teve de cumprir vários critérios: qualidade da impressão offset (afinal, tratam-se de fotografias!), boa relação qualidade-preço e proximidade às mentoras do projeto, para poderem acompanhar os trabalhos. Há três anos que encontrámos tudo isto na Gráfica Ediliber em Coimbra.
2. Decisão do número de exemplares a produzir, com base na procura. Normalmente fazemos uma tiragem de 300, a qual é baixa e, por isso, o preço por unidade mais elevado. Ainda não tem o calendário? Apoie-nos aqui!
3. Azucrinamos a paciência do pessoal da gráfica, revemos as provas atentamente, acompanhamos o processo de impressão e ajuste de cores. Só abandonamos as instalações com as folhas todas impressas. Um agradecimento a toda a equipa da gráfica, que nos recebe sempre tão bem!
A Distribuição
1. Processam-se os vídeos: ouvem-se as entrevistas novamente para recortar clips para montar o Teaser Geral para o lançamento.
2. Com o calendário em mãos, vamos tratando de todos os aspetos da divulgação da iniciativa.
3. Recebemos as encomendas via Loja Online, preparamos as embalagens e vamos quase diariamente aos correios, onde quase fossilizamos na fila de espera (sendo o lançamento no final do ano, há enorme afluência por causa dos envios de Natal).
4. Já nos viu nalgum geoevento com uma banquinha de venda? É normal: aproveitamos todas as oportunidades, para conseguir que a iniciativa se autossustente. Até ao final de dezembro, batemos de porta em porta para conseguir vender o máximo de calendários possível, para assegurar os custos de produção, deslocação e domínio do website. Se houver lucro, é inteiramente canalizado para apoiar iniciativas para jovens estudantes.